Internet Opinião Tecnologia

Vidme Vai Encerrar Actividade

By on 4 Dezembro, 2017
PARTILHA ESTE POST:

Estava eu na pausa de ver mais um viciante episódio da primeira temporada de The Punisher no Netflix, quando resolvo ir conferir os meus emails a altas horas da madrugada. Tinha alguns novos. Por entre spam para aumentar o meu já de si enorme pénis, tinha um email que me chamou particularmente à atenção. Era do Vidme. Más notícias. Não para mim, mas para os utilizadores da plataforma. O Vidme vai encerrar actividade.

Vidme Vai Encerrar Actividade

O Vidme vai encerrar actividade já no próximo dia 15 de Dezembro de 2017. Neste momento já não é possível registar uma nova conta de utilizador ou iniciar um canal. A plataforma vai mesmo desaparecer do mapa no dia 15 de Dezembro. O que irão fazer os criadores de conteúdo da plataforma? Regressar ao YouTube? Abrir canal no YouTube? Ir ou regressar para o DailyMotion? Ou outra plataforma idêntica que me esteja a falhar? Ah, o Vimeo! Lembrei-me agora desta plataforma também.

De todas as alternativas ao YouTube que já vi, estejam ainda activas ou já tenham encerrado actividade, o Vidme foi o único que me pareceu ter uma clara ideia do que queria fazer no meio. Mas a ideia pode ser muito boa. Basta faltar dinheiro, e tempo para gastar muito dinheiro sem retorno no curto e muito menos no médio prazo, e a melhor ideia tem um fim. O factor monetário pesa, e muito.

E há ainda outro factor que me ocorreu agora. Ter muitos, mas mesmo muitos, utilizadores e ainda mais criadores de conteúdo relevantes para cativar a atenção. Para além disto sem publicidade é complicado sobreviver e cativar criadores de conteúdo. O Vidme foi vítima de vários factores. Mas um deles foi o de pensar que era capaz de ter o plano certo para criar um nicho dentro de um ramo em que os lucros são nulos a escassos. E num segmento gigante que pouco ou nada rentável é, um nicho ainda menos o é.

Criador de Conteúdo Típico do Vidme

Eu ao navegar pelo Vidme encontrei um criador de conteúdo típico para esta plataforma. E não se trata do tipo de utilizador que fez parte do nascimento. Estou a falar de um tipo de utilizador “colonizador” da plataforma. Tem paralelo com outra situação. A migração que muitos streamers fizeram da Twitch para o Mixer. E os motivos são os mesmos. Fraca monetização num ponto. E noutro o facto de não terem conquistado audiência ou atenção por parte dos utilizadores das plataformas onde estavam. E por isso resolveram mudar de ares. Tentar a sua sorte noutro lado.

Mas com isto algo de pouco positivo aconteceu. Grande parte do conteúdo criado no Vidme por esses migrantes do YouTube foi o de entrar em modo câmara de eco. Vídeos e vídeos e mais vídeos a andar à roda do tema Vidme é melhor que o YouTube, Vidme é que vai ser, Vidme é que é. Afinal já não é. E não ia ser. Este tipo de criador de conteúdo não interessa para nada nem para ninguém. Sim, digo-o com toda a sinceridade.

Estava ali montada uma bomba relógio. Malta ressabiada por não ter sucesso e culpar outros e outras plataformas por isso é o prato do dia. Seja nestas plataformas de vídeo, streaming e até em blogs. O Ser Humano anda com os mesmos problemas em todo o lado que está. Alguns e algumas acham que têm um direito qualquer a receber atenção ou a ter sucesso só porque sim. Porque se acham acima dos outros. Mas não são nem estão. Estão sim num processo de negação da realidade e acima de tudo das suas capacidades. Isso gera mau conteúdo e mau ambiente numa plataforma. E isso não interessa a uma valiosa fatia de público. Prescinde completamente dos dramas mais alucinados.

Quando Não Me Cheirou Bem

Depois de criar a minha conta de utilizador e andar a navegar pelo conteúdo disponível, e algum bom conteúdo foi encontrado. Vários canais com conteúdo de qualidade, boa apresentação e lançamentos regulares. Procurava nesta plataforma mais um local para colocar os episódios do podcast do blog do PUMPUM, o Experiência Estereofónica. Mas, há sempre um mês, estranhei uma limitação nos uploads. A limitação não era na quantidade de ficheiros de vídeo que se podiam colocar na plataforma.

Estava no peso que cada ficheiro podia ter. Isso limitava por vários factores a duração de cada vídeo e na qualidade. Numa era em que a migração para resolução de 4K está a ganhar ímpeto, o Vidme estava desta forma a querer manter viva a resolução de 720p como o seu padrão. Não faz sentido. E faz com que a ideia que era passada pela plataforma não fosse necessariamente verdade. Várias vezes aconteceu estar a ver vídeos e o buffer ser constante ao ponto de me fazer perder o interesse em ver o resto do vídeo. Até que vi que a plataforma não tinha a liberdade necessária para os meus ficheiros lá estarem. E por isso cheirou-me a que o Vidme vai encerrar actividade. E foi mesmo assim.

Quando uma plataforma deste tipo, que necessita de uma grande quantidade e qualidade de infra-estrutura para estar a operar ao melhor nível sem fazer um tostão, começa a colocar este tipo de limitação é porque está a ter uma incapacidade de crescer. Não em visibilidade, não em utilização. Mas em armazenamento. E a falta de anunciantes é outro problema. Porque a partir do momento em que se quer ter anunciantes na plataforma o Vidme por todos os motivos conhecidos tinha que se tornar num YouTube. Não há como fugir a isso. Alias, até há como fugir a isso. É encerrar a actividade.

Vidme Vai Encerrar Actividade

Não tenho alegria com isto. É pena. Mas aqui fica uma vez mais provado que este tipo de plataforma ainda não é rentável. E para ser atractiva a anunciantes, utilizadores e criadores de conteúdo necessita de ter por trás alguém, neste caso uma grande empresa, com a capacidade financeira, e a vontade, de estar a ter prejuízo durante muitos anos até os custos operacionais caírem de modo a tornar este negócio em alto rentável. Ser YouTube é mesmo só para o YouTube. Com tudo de bom e mau que isso tem.

Agora o PUMPUM quer saber a tua opinião e comentário ao tema Vidme vai encerrar actividade. Deixa a tua opinião e comentário em baixo. Tinhas na canal na plataforma Vidme? Conhecias a plataforma ou seguias algum criador de conteúdo por lá? Tenho todo o gosto em ler e responder. Não te esqueças de partilhar o artigo e o blog pelas redes sociais. Obrigado.

Comentários
PARTILHA ESTE POST:
TAGS
PUMPUM
PORTUGAL

Heterónimo para blogger e gamer politicamente incorrecto. Também é aprendiz de podcaster. Escrevo, gravo em áudio, gravo em vídeo, debato, comento sobre videojogos, música, cinema, séries, tecnologia e mais o que me apetecer. Novos posts todas as semanas às segundas, quartas e sextas.

PUMPUM Nas Redes Sociais
Posts Recentes
Arquivo de Posts
A Melhor Tecnologia Na GearBest
PUMPUM GearBest
Cadeiras Gaming GT Omega
PUMPUM GT Omega
Os Melhores Jogos Na Kinguin
Alojamento e Domínios na WebHS
PUMPUM WebHS
PUMPUM no Blogs Portugal
Playlist Spotify

ESTOU A TRANSMITIR AGORA MESMO NA TWITCH! ANDA DAÍ!
NÃO ESTOU A TRANSMITIR NA TWITCH. POR AGORA!