SEO para Blogs 2018

SEO para Blogs 2018

SEO para Blogs 2018. Está na altura de partilhar dicas sustentadas em factos concretos sobre SEO (Search Engine Optimization) para utilizares no teu blog em 2018. Porquê 2018 nisto? Tudo isso e muito mais será explicado neste artigo. A finalidade e propósito do mesmo é passar-te conhecimento real e factual sobre o tema, a importância do mesmo. E até como o simples facto de não saberes o que é, ou como tirares partido deste conhecimento, estar a poder ter um enorme impacto no teu blog. Nomeadamente no sucesso do mesmo por via do seu alcance orgânico no maior motor de busca, o Google.  Posteriormente, passares à acção no teu blog e aplicares as mudanças necessárias para chegares a mais visitantes. Tudo de forma simples, directa e sem rodeios. Para qualquer plataforma (Blogger, WordPress, Sapo Blogs…).

SEO para Blogs 2018

Não vale a pena fazer do SEO um assunto complicado. E muito menos fazer do mesmo um assunto que não tem qualquer interesse para o sucesso de um blog. Tem, e muito. Cada vez mais. Não há volta a dar. E negar a necessidade de perceber de várias áreas do mundo digital é essencial, quase obrigatório, para se ter sucesso – e aqui o sucesso é um termo relativo ao que cada um tem mente como sucesso para si – no campo dos blogs. Ser blogger é mais do que juntar umas palavras e chapar umas imagens pelo meio. E com este artigo farei o meu melhor para demonstrar isso. Ser-se blogger é ter vontade e a humildade, e até a noção, para se querer aprender mais.

Também quero dizer que não vou estar aqui a escrever com a mania que sei sobre o assunto. Sei mesmo sobre o assunto. Não digo isto para me auto-validar. Digo-o para separar trigo do joio. Ando farto de ver pseudo-entendidos e pseudo-entendidas a debitar baboseiras atrás de baboseiras como se percebessem de um assunto para o qual o seu conhecimento é nulo ou muito próximo disso. E não tenho qualquer problema em assumir isto que digo. É facto. Esta coisa das manias da internet dá para tudo, inclusivamente falar-se daquilo que não se sabe, que não se aprendeu, que não se tem qualquer conhecimento básico e factual para transmitir. Até porque não se está a transmitir nada. Transmitir ignorância não é transmitir conhecimento. Seja em SEO, seja no que for.

Eu tenho notado que de há uns três ou quatro anos para cá tornou-se de certo modo moda falar-se de SEO. Para servir uma excessiva necessidade de valorização ou validação que mentes mais fracas e incapazes encontraram para remendar as suas falhas. Pessoalmente é para o lado que durmo melhor. Agora, como quem aprendeu e estudou sobre o tema, com efectivamente quem sabe, acho mal ver “gurus” de meia tigela que pensam que por se arrogarem conhecedores do que não são vão enriquecer com pouco ou nenhum trabalho. Pensam que basta parecerem que sabem para sacarem uns trocos. E infelizmente existem outras mentes fracas que caem nisso. Depois acordam quando não tiverem resultados de SEO para Blogs 2018.

O Que é e a Sua Importância

Não vou estar aqui a debitar postas de pescada e opiniões avulsas. Nada disso. Vou estar aqui a partilhar contigo conhecimento sustentado em factos. Factos que obtive por via de formações continuadas em entidades certificadas e até mesmo do próprio Google. E outras que me dou, e dou sempre, ao trabalho de testar constantemente para ter a certeza do modo de funcionamento do RankBrain, a inteligência artificial do Google para os resultados do motor de pesquisa mais utilizado do mundo. Sabias que o segundo motor de busca mais utilizado no mundo também pertence ao Google? Sim, é o YouTube. Bing e Yahoo não contam para nada. Ou praticamente nada. Até partilham as bases de dados entre ambos para tentarem ser relevantes.

Se não sabes, SEO é o acrónimo para Search Engine Optimization. Numa tradução mais ou menos literal significa Optimização para Motores de Busca. É, ou pode ser, um conjunto de procedimentos a adoptar para que o teu conteúdo e o teu blog esteja estruturado de forma a ser mais facilmente indexado pelos motores de busca. E com isso o teu conteúdo ter maiores e melhores possibilidades de ser revelado organicamente nos primeiros resultados de pesquisa. É por isso que SEO para Blogs 2018, tal como em anos anteriores, é importante. Tu e eu sabemos que nem toda a gente tem interesse ou disponibilidade para investir monetariamente num blog. É precisamente aqui que entra o factor SEO.

A Performance do Teu Blog

Um dos factores mais importantes para visitantes e para o próprio Google é a performance do teu blog. E por performance estou a referir-me ao peso que a tua página tem, e por via desse peso quanto tempo leva a ter o blog carregado e visível no navegador de internet. Seja ele qual for. O teu blog pode e deve ser visualmente apelativo e ter várias funcionalidades. Mas para que isso não pese desnecessariamente no tempo que leva a ter o blog carregado há que ter tudo optimizado para a máxima performance. E há que ter noção, e consciência, que consoante a funcionalidade e a plataforma pode ou não ser possível optimizar a performance, ou todos os aspectos da mesma. Por defeito não existe qualquer optimização de performance numa plataforma. A mesma tem que ser feita manualmente e nalguns casos até por configuração manual de plugins que o permitam.

Uma vez mais o Google é amigo e disponibiliza gratuitamente excelentes ferramentas para análise da performance do teu blog. Tem sempre em conta que não deves obcecar com os resultados neste sentido. Nem tudo o que aparece como factor de impacto negativo na nota que é dada ao teu blog pode ser melhorado ou corrigido. É impossível ter uma nota perfeita. O importante é teres uma nota elevada tanto para performance em dispositivos móveis e os dispositivos tradicionais. Vou deixar-te de seguida duas ferramentas que uso e recomendo para teres uma clara e concreta noção da performance real do teu blog e como poderás, eventualmente, melhorar alguns dos aspectos. Se tiveres alguma dúvida relativamente a este factor importante de SEO para Blogs 2018 podes pedir-me ajuda. É só entrares em contacto. SEO para Blogs 2018.

Google PageSpeed Insights – https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/
GTmetrix – https://gtmetrix.com/

Webdesign Responsivo

Estamos cada vez mais na era do mobile e o Google tem em bastante conta a capacidade, ou não, do design do teu blog se adaptar correctamente às dimensões de resolução dos dispositivos mobile (Tablets e Smartphones). Este factor é cada vez mais importante na nota ou relevância que a Inteligência Artificial do Google, o RankBrain, dá ao teu conteúdo. Por isso tem em conta se o teu template é ou não responsivo. Convém ser. E convém teres imagens com baixo peso. Não confundir peso das imagens com tamanho das imagens. São coisas completamente diferentes.

Os acessos através de dispositivos móveis é cada vez maior. É uma tendência natural e ampliada pelo factor de partilha de posts de blogs nas redes sociais, como é o caso do Facebook e do Twitter. E poderás confirmar isso ao consultares a origem do tráfego do teu blog por tipo de dispositivo. Aliás, certamente que te acontece consultares blogs através do teu smartphone ou tablet durante o dia por uma questão prática e de comodidade.

Como Procurar Keywords Relevantes

O que são keywords e qual a sua importância? Vamos por partes. Keyword ou keywords são palavras-chave para identificar o tema do teu conteúdo ou blog. Podem ser nomes ou frases comuns, de filmes, eventos, cerimónias, figuras públicas, marcas, produtos, etc… Acho que por aqui percebes que qualquer coisa é ou pode ser uma keyword para o teu post. O boost que isso pode dar ao teu blog ou post será variável consoante o tópico. A pesquisa de keywords relevantes tem duas finalidades. A primeira é saberes como dar o título ao post ou posts que queres criar sobre determinado tema. A segunda finalidade é também saberes por via das mesmas keywords quais são os temas mais quentes em determinado momento.

Tem em atenção que caso pesquises por keywords ou temas relevantes no Google, e o faças com regularidade, os primeiros três a quatro resultados reflectem essa mesma regularidade. Por isso observa e tem em atenção os resultados seguintes aos três ou quatro primeiros por variações. Esses resultados poderão ou não reflectir as pesquisas que fazes e então depois surgirão as keywords efectivamente mais pesquisadas no motor de busca do Google e que o mesmo te sugere. SEO para Blogs 2018.

Formatação, Tamanho e Título dos Textos

Uma componente muito importante no SEO para Blogs 2018, e excessivamente descurada, é a formatação dos textos e o título dos mesmos. Eu explico o que quero dizer com isto. Se visitas regularmente o meu blog já reparaste que os meus artigos obedecem todos a um padrão de disposição e sub-titulação. A isto chama-se a formatação do texto. E não o faço por uma questão meramente estética, apesar de ter uma boa apresentação. Faço principalmente para ajudar a leitura do texto e a sua indexação por parte do Google. Um texto bem formatado ajuda o Google a indexá-lo da melhor forma no motor de busca porque entende de forma directa e clara sobre o que escreveste. E se o Google sabe sobre o que escreveste, quando alguém procurar por algo sobre o tema, etc, mais probabilidades tens do teu texto ser sugerido nos primeiros locais dos resultados de pesquisa.

No tamanho dos textos há que ter perfeita noção de uma coisa: o Google não premeia posts curtos. Atenção que o teu blog pode ter posts curtos e úteis. Mas aos olhos do Google não terás a subida de rank que procuras. Se escreves posts curtos, mas até podias e devias fazer algo maior, fá-lo. Não ligues às paranoias generalizadas de que posts grandes não são lidos. Claro que são. Basta terem bom conteúdo. Tanto que são que o algoritmo do Google, o RankBrain, dá mais visibilidade orgânica a posts longos. Em números concretos, posts com 1890 palavras ou mais. Por isso já sabes. Posts até 400/500 palavras não são premiadas pelo Google para dar visibilidade ao teu conteúdo. E até pode ser excelente. São regras para evitar spammers profissionais, que recorriam a este tipo de expediente, para ganhar visibilidade nos resultados orgânicos e o verdadeiro bom conteúdo nem aparecia.

Algo que costumo confidenciar é que é impossível transmitir informação e conteúdo válido sem se escrever tudo o que se tem a escrever sobre isso. Escrever meia dúzia de linhas sobre um tema não transmite nada. Muito menos para o Google. Eu até entendo que existe muita gente que vá a blogs pelo consumo rápido de texto que deixa tudo na mesma mas ilude que se aprendeu ou se obteve conhecimento ou informação sobre algo. O que é uma ilusão. Infelizmente muita gente está iludida. Outra coisa importante e que é descurada. No título dos textos não utilizes símbolos nem caracteres, nem pontuação. Porquê? Queres baralhar o Google? Se queres continua a fazer isso e a não ter sucesso e a inventar desculpas para não teres visibilidade orgânica onde ela interessa. Utiliza nome ou frase. Podes colocar todas as pontuações no interior do post. No título e no subtítulo não funciona a teu favor.

Utilização Correcta de Links

Os links que utilizas e a forma como o fazes tem peso na nota que o Google dá ao teu blog e ou conteúdo do mesmo. Não utilizes links para fontes não-oficiais e de origem e conteúdo duvidoso. O Google ao analisar o teu blog e posts detecta se os links que estás a utilizar são ou não de origens positivas. Se forem de origens positivas o teu blog e posts recebem mais reputação do Google e sobem no rank de resultados de pesquisa para os mesmos termos ou conteúdos. Se tens links para fontes duvidosas então a coisa piora. No pior dos casos, e não é impossível de acontecer com pouco, pura e simplesmente o teu blog ou post não tem qualquer relevância para o Google. E por via disso não aparece nos resultados.

Mais uma vez SEO para Blogs 2018 tem tudo de importante para o teu blog e conteúdo. Coloca sempre nos teus post o link do teu blog ou de uma página do teu blog. Podes também colocar, caso faça sentido, links para posts que já escreveste sobre tema idêntico ou com algum tipo de ligação válida. E muito importante, coloca sempre links válidos para fontes externas e das tuas redes sociais. Isto vai ajudar em muito o teu blog e conteúdo a ter melhor indexação e reputação no Google. Basta reparares como faço nos meus posts. É um padrão que podes repetir sem qualquer receio. Ao fim de um tempo sempre a seres consistente terás resultados. Mas não podes parar em circunstância alguma de seguir estes métodos e processos.

Regularidade na Publicação dos Posts

A regularidade é importante. Tal como também pode não o ser. Eu sei que parece uma contradição o que acabei de dizer. Mas o intuito não é confundir nem baralhar. É constatar factos de SEO para Blogs 2018. Em termos de SEO e da optimização de blogs e conteúdo para tirarem partido disso existe uma interessante mecânica. Posts de tema do momento tendem a ter um “tempo de vida” curto ou limitado à duração do interesse. E depois existem os posts que são intemporais, apesar de terem também o seu momento “quente”. Mas ficam sempre a servir de reputação para o vosso blog e conteúdo no Google. O que é bom.

E se conseguires descobrir este equilibro, caso sirva o teu conteúdo, então vais ter muitos motivos para o Google mostrar o teu conteúdo nos seus resultados principais durante muito tempo. Lembra-te sempre, e digo isto por experiência própria, não existe uma estratégia que funcione em todos os blogs e muito menos em todos os conteúdos. O que existe são métodos de trabalho e depois tens que descobrir, mediante esses métodos, o que tens de alterar e adaptar à tua realidade como blogger e do teu blog e o seu conteúdo. Uns serão transversais, outros não são. O teu nicho de conteúdo e visitantes dita como terás de agir. E não há nada de errado nisso. Não imites. Não queiras ser outro blog qualquer. Tens que construir o teu blog. Descobre como funciona para ti.

Usa as Ferramentas do Google

O Google é teu amigo. Por isso não tenhas qualquer tipo de receio ou preconceito em utilizar as ferramentas que o mesmo coloca ao teu dispor. Usa o Google Webmaster Tools e o Google Analytics. São duas ferramentas fundamentais para perceberes tudo o que diz respeito aos números do teu blog. E são dados fidedignos. Não são contadores manhosos ou outras ferramentas de análise de proveniências duvidosa que te dão a realidade. Não tens uma conta nestas ferramentas do Google? Não há problema. São gratuitas e existe ajuda passo-a-passo de como as configurar. Se mesmo assim tiveres alguma dificuldade, o que é natural, diz-me algo para te ajudar.

Tem especial atenção ao valor de bounce rate do teu blog. O que é o bounce rate? Eu explico. O bounce rate refere-se à percentagem de visitantes que chega ao teu blog, seja a página inicial ou a um post, e saem imediatamente ou não consomem nada mais do que lhes é apresentado no momento. Se tiveres um bounce rate de 70% significa que essa mesma percentagem dos teus visitantes fica pouco tempo no blog e tem pouca interacção com o conteúdo do mesmo. O ideal é ter um bounce rate inferior a 50%, embora nalguns casos seja factualmente demonstrado que valor superiores a 70% sofrem penalização do Google. No caso do meu blog tenho um bounce rate inferior a 20%. O que me deixa bastante feliz e orgulhoso. Como sabes qual é o bounce rate do teu blog? Podes saber na tua conta de Google Analytics. É um dos primeiros dados que te são relevados dada a sua importância.

É muito importante no SEO para Blogs 2018 que tenhas noção dos números do teu blog sem qualquer tipo de receio ou preconceito e o saibas interpretar. Interpretar no sentido de teres perfeita noção do que funciona melhor e menos bem no teu conteúdo. Quais as horas de maior tráfego. Quais as maiores fontes de tráfego. As informações demográficas dos teus visitantes. Tudo isto é importante para perceber quem é que eu ou tu estamos a conseguir captar para o blog e de onde e como chegam.

SEO para Blogs 2018

Junta todas estas dicas de SEO para Blogs 2018 e utiliza em todos os teus posts. Verás que com consistência e regularidade – e estas dicas – terás resultados orgânicos com o teu conteúdo. Não tenhas pressa. Dá tempo ao tempo. Sucesso, para além de requerer muito trabalho, também requer tempo. Tens que ter a visão, e noção, que estás a entrar num meio altamente competitivo e nalguns nichos e segmentos está completamente saturado. Não tenhas, nem sejas, apenas mais um blog. Tem o teu blog, com originalidade, com a tua alma. Estás numa batalha por capturar interesse e atenção. E para tu teres atenção, alguém tem que a perder, e vice-versa. Não há volta a dar a este facto. Mostra, sem receios, que tens e fazes bom conteúdo.

Existem muitos blogs e muito conteúdo para ser lido e visto. Tens que estar sempre presente a divulgar o teu conteúdo para os leitores verem que existes e depois tomarem a decisão de ir conhecer o teu blog. E depois eles não ficam. Tens que estar sempre a lutar pela atenção deles. Sim, isto é uma luta por atenção dos leitores. E para eles lerem o teu blog vão ter que deixar de ler outro. O tempo livre não estica. Esta realidade simples é também muitas vezes descurada pelo romantismo do mundo perfeito. Isso não existe. Promove o teu conteúdo nos locais e horas apropriadas para o maior impacto sobre os potenciais leitores. Tem em atenção que não deves esperar grandes resultados logo de início com a divulgação. O Ser Humano é feito de hábitos e até um ser alterado vai levar tempo. Com isto quero dizer que para o leitor deixar de ler um blog para se focar no teu vai levar tempo. Tens que capturar o seu interesse e atenção.

Outras Dicas Úteis

Estas não são dicas de SEO para Blogs 2018. Mas quero aproveitar a oportunidade para as partilhar porque considero ser válidas para ti e para o teu blog. Não te iludas sobre ti e sobre as tuas reais capacidades. Tem sempre os pés na terra. Sempre com os olhos postos na realidade. Todos os dias há algo novo para aprender. Nunca se sabe tudo. E o sucesso não dura para sempre. E muito menos se o que fazemos está em constante mutação. Descobre e fixa o teu público com base no que gostas de escrever. Se estás a fazer um blog apenas com o foco no que outros poderão querer ler vais chegar a uma altura em que o declínio vai acontecer. E depois perderás o rumo. Não caias nessa armadilha. Mantém-te fiel ao teu conteúdo. A partir daí conquistarás o teu público.

Nada de andar com obsessão pelos números. Os números são importantes, sem dúvida, mas há que os ter em conta, peso e medida. Não fazer dos números, concretamente dos problemas que a falta dos mesmos causa, a vida ou morte de um blog. Há que dar tempo ao tempo. E há que olhar para os números como indicador para se perceber o real alcance e não como um instrumento de validação pessoal. Tens que ser regular, consistente e acima de tudo não fazer por fazer. Todas estas dicas que partilho contigo faço questão de as aplicar no meu blog e restantes projectos que tenho. E acima de tudo tenho plena consciência que não te estive a passar ilusões.

Quero a Tua Opinião

E foi o artigo sobre SEO para Blogs 2018. Espero que te ajude na tua caminhada como blogger. Fixa que tudo o que diz respeito a SEO está em constante mudança e actualização. Caso aconteçam mudanças substanciais ainda em 2018 farei um novo artigo actualizado. Agora quero a tua opinião. Podes deixar em baixo na caixa de comentários. Tenho todo o gosto em ler e responder. E estou também disponível para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional que necessites sobre este tema. Tenho todo o gosto em ajudar. Se gostaste deste artigo podes partilhar nas redes sociais. Estou no Facebook, Instagram, Twitter, Google+, YouTube, Twitch, Steam, entre outras… Muito obrigado! Fica bem e até ao próximo artigo! SEO para Blogs 2018.

 

Comentários

Partilhe com um amigo