Oxenfree

Oxenfree

Oxenfree é uma das pérolas indie que andava a faltar na minha biblioteca da Steam e ser exaustivamente jogado e explorado. Depois de vários desencontros como prioridade de aquisição, lá se proporcionou a oportunidade de o comprar a belo preço, graças à Kinguin, e entrar de cabeça nesta aventura com uma forte componente narrativa. E a abordagem, por via do trailer de apresentação, fora do que é regularmente apresentado. A notar que Oxenfree é um jogo indie puro e duro. Vem daí comigo conhecer este jogo.

OXENFREE

Oxenfree

Já começa a ser normal aqui no blog do PUMPUM dar-se destaque a jogos menos conhecidos, vulgarmente conhecidos no meio como indie. Oxenfree é um jogo a cargo da Night School Studio que nos leva para Edward’s Island juntamente com um grupo de cinco jovens que querem passar uma noite de aventura. Nada de anormal até aqui. Jovens em escapadas nocturnas. Aqui o único elemento fora do normal, pelo menos para grande parte dos jovens portugueses, é a escapadela nocturna ser passada numa ilha desabitada e com um passado ligado a uma tragédia.

Estes cinco jovens têm as suas personalidades muito vincadas, gostos, desgostos, sonhos e desejos. Mas aqui isso cola-se, e de que maneira, aos acontecimentos que se desbloqueiam por via da curiosidade típica da idade. Resolvem explorar uma gruta ligada a um acontecimento trágico da ilha. A ilha tem os seus mitos e mistérios que têm sido passados de boca em boca ao longo de vários anos. Estes jovens resolvem colocar à prova se existem ou não algo factual nisso.

Com recurso a um pequeno e normal rádio FM sintonizam uma frequência que está ocupada por algo aparentemente fora deste mundo e que quer comunicar. Por via disso abrem “caminho” a actividade paranormal que se torna impossível de prever ou controlar. Com o decorrer da noite e madrugada esta actividade ganha contornos cada vez mais gravoso, e de maior intensidade, os jovens são alvos fáceis da vontade dos “espíritos”. O que acontece? Joga e decide. Todas as escolhas que tomas têm consequências. As respostas que dás nos diálogos também afectam o desenrolar dos acontecimentos.

GRÁFICOS

Oxenfree

Oxenfree aposta num visual “2.5D”. Tanto nos modelos dos personagens como nos cenários em si. O estilo pode dizer-se que é de inspiração ilustrativa. Funciona na perfeição. Os personagens têm modelos básicos mas as suas emoções são transportadas para o jogador por via dos seus movimentos e voz em detrimento de uma expressão facial detalhada. Aliás, os cenários têm muito maior detalhe que os modelos dos personagens. E do meu ponto de vista não há qualquer problema com isso. Até porque uma coisa assenta na perfeição sobre a outra. Visualmente Oxenfree é único e diferente. Mas bom.

JOGABILIDADE

Oxenfree

Oxenfree tem uma jogabilidade simples. Mas não quero dizer com isso que é aborrecida. O jogador é chamado a tomar decisões por via do desenrolar dos diálogos. Estas decisões podem ter efeitos imediatos ou efeitos no final do jogo. A utilização do rádio FM permite descobrir mensagens que estão espalhadas por toda a ilha e adensam o mistério do que se passa e do que passou. Do que querem estes espíritos e acima de tudo quem são eles e as suas reais motivações.

SOM

Oxenfree

Oxenfree tem uma atmosfera e banda sonora vários pontos acima do normal. Do que é normal para jogos indie e digo igualmente, sem qualquer exagero, que também o são em comparação com jogos de orçamentos milionários. Aliás, escrevi esta review ao som da banda sonora original do jogo, bem como dos temas adicionais intitulados de missing files. Podes comprar a banda sonora de Oxenfree em separado ou em conjunto com o jogo. Se gostares tal como eu vais querer ouvir novamente várias das faixas que tornam a atmosfera do jogo em algo único.

TRAILER OFICIAL OXENFREE

Trailer oficial do lançamento de Oxenfree.

ONDE COMPRAR OXENFREE

Como é habitual nas reviews que faço deixo sempre links para comprares a tua cópia do Oxenfree. Se procuras comprar em segurança ao melhor preço utiliza o link da Kinguin. Ao fazeres a tua compra por lá estás a ajudar o blog do PUMPUM e este projecto. Cada compra que fazes é creditado um pequeno montante que permite descontos na aquisição de novos jogos para posteriormente serem jogados em livestream na Twitch e posteriormente terem direito a review.

Oxenfree na Steam – https://store.steampowered.com/app/388880/Oxenfree/?l=portuguese
Oxenfree na Kinguin – https://www.kinguin.net/pt/category/24163/oxenfree-steam-cd-key/?r=31375

À data de escrita deste post no blog do PUMPUM, Oxenfree está a €19,99 na Steam e a partir de €1,60 na Kinguin. Não percas a oportunidade. Compras em segurança e podes pagar com PayPal, Paysafecard, Cartão Bancário, Multibanco, entre outros. E recebes a chave do jogo logo após o pagamento estar completo.

VEREDICTO OXENFREE

Oxenfree

Oxenfree é uma excelente experiência para quem gosta e quer passar por algo novo num jogo que não vive apenas de um elevado orçamento e campanha de marketing. Mas que efectivamente quer deixar uma marca em quem se aventura por Edward’s Island e com o que apresenta, em minha opinião, fá-lo de forma perfeita. Do estilo visual, à mecânica de jogo, à música – que serve não só para encher mas para preencher uma atmosfera que está em crescendo com o desenrolar dos acontecimentos – e culmina na qualidade de voz dos actores e personalidades que dá a cada um dos protagonistas principais e secundários de Oxenfree.

Não é típica aventura nem o tipifico estilo de jogo a que dou prioridade. Mas que é muito bom, mesmo muito bom, lá isso é. Não posso negar. Recomendo Oxenfree. Aventura-te por Edward’s Island e descobre todos os seus mistérios, até porque eles não são todos captados só com uma sessão de jogo. Eu gostei. Recomendo vivamente. Aventura-te!

O TEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE

Oxenfree

Esta foi a review a Oxenfree. Já conhecias o jogo? Não conhecias? Ficaste com curiosidade em jogar? Deixa o teu comentário em baixo. Tenho todo o gosto em ler e responder. Há que criar aqui um diálogo interessante sobre este tema e não só. Há muitas mais reviews aqui no blog do PUMPUM que podes ler e comentar. E também partilhar! Podes seguir-me e partilhar este post pelos teus amigos e conhecidos nas redes sociais. Estou presente em várias e sou activo por lá. Podes entrar em contacto directo comigo por lá ou por aqui. Mais em baixo neste post tens a opção de partilha e os links para as minhas presenças nas redes sociais. Segue ou faz like. Obrigado!

Continuo a não perceber o que é que a Rita Mikinhas esteve a fazer no meu jogo. Não lhe dei autorização para aparecer no meu jogo sem ser convidada! Isto é uma completa falta de respeito! Ai quando eu a apanhar na Lisboa Games Week! O mais certo é não acontecer nada. Por agora é tudo. Obrigado pela tua visita e leitura. Até ao próximo post e tudo a correr bem! Não te esqueças de passar pelas minhas livestreams na Twitch. Elas têm lugar de segunda a sexta a partir das 21:30 GMT.

Facebook | Twitter | Google+ | Instagram | YouTube | Steam | Twitch | Pinterest | Reddit | TumblrFeed RSS

Comentários

Partilhe com um amigo