Optimiza O Teu Windows 10 Após O Creators Update

Optimiza O Teu Windows 10 Após O Creators Update

Optimiza o teu Windows 10 após o Creators Update, também conhecido como Redstone 2. São umas simples dicas para tirares todo o partido das capacidades do teu PC. Não custam nada e vais ver que após as fazeres notas a diferença. Não é para me gabar, mas percebo do assunto e estas coisas não precisam de ser segredo.

Optimiza O Teu Windows 10 Após O Creators Update

Eu sei, estás a dizer: “PUMPUM, o que é isto do Creators Update ou Red qualquer-coisa?”. Nada com que tenhas de te assustar. São os nomes que os senhores da Microsoft dão a estas actualizações de fundo que saem regularmente com melhoramentos, acrescentos de funcionalidades e correcção de erros que são conhecidos no sistema operativo. É algo natural e normal. Nada dessas teorias e mitos de que actualizar é mau, ou que actualizar não faz falta. É bom e faz falta!

Os Passos Para A Optimização

Optimiza o teu Windows 10 após o Creators Update, agora vamos ao passo-a-passo. Vai com calma, sem pressas. Isto não é complicado, não leva muito tempo e por isso não precisas de estar a correr.

  1. Se ainda não recebeste o aviso para fazeres a actualização vai até Iniciar (botão com o símbolo do Windows), seguidamente escreve Procurar. Vai-te aparecer logo com resultado “Procurar Atualizações”. Clica aí e vai abrir a janela do Windows Update. Clica em Procurar Atualizações e espera que termine. Depois dá ordem para começar a descarga e instalação das actualizações em falta.
  2. Antes de reiniciares para o Windows aplicar o Creators Update (Redstone 2) encerra todos os programas e aplicações que tenhas abertos. Depois então conta com mais de meia hora de processo de actualização após carregares em Reiniciar Agora. Deixa o Windows fazer o trabalho, o PC vai reiniciar várias vezes é mesmo assim.
  3. Depois da actualização ter terminado é o momento indicado para optimizar o sistema. Vai novamente até ao Iniciar (botão com o símbolo do Windows), seguidamente escreve Limpeza. Vai-te aparecer “Limpeza do Disco”.
  4. Coloca o ponteiro do rato sobre Limpeza do Disco, carrega no botão direito do rato e depois carrega com o botão direito do rato em Executar Como Administrador. A janela da limpeza de disco vai surgir. Selecciona, caso necessário, o disco C ou letra correspondente à unidade onde tens instalado o teu Windows, seguido de OK. O Windows vai fazer uma pesquisa pelo lixo que existe no teu PC.
  5. Vai-te aparecer uma janela com o nome de Limpeza de Disco para Windows. Tens várias opções, marca todas de alto a baixo. Mas mesmo todas. E no fim clicas em OK. Na seguinte janela clicas em como confirmas a tua decisão. E durante o processo, que vai levar tempo, vai-te surgir nova janela a pedir a confirmação. Podes, e deves, confirmar e a limpeza de disco vai seguir o seu caminho. Leva algum tempo, por isso não desesperes.
  6. Após a limpeza estar terminada tens o teu sistema operativo sem resíduos da anterior instalação e sem muito do lixo que contribui para lentidão desnecessária. Mas a optimização não termina aqui. Ainda existem mais dois importantes passos.
  7. Vai novamente até Iniciar (botão com símbolo do Windows) e escreve MSCONFIG. Clica em Configuração de Sistema. Depois no separador Arranque (Boot). Aí carrega no botão Opções Avançadas. Clica no quadrado referente a Número de processadores. Clica no número que surge para abrir uma lista e selecciona o número mais elevado. Este número varia consoante o processador que têm no vosso equipamento. Depois clica em OK, Aplicar, OK e na opção de sair sem reiniciar. Agora o arranque do vosso PC será mais rápido porque vai tirar partido de todos os núcleos do vosso CPU ou APU.
  8. Este passo só se aplica caso tenham o Windows instalado num Disco Rígido. Se o vosso Windows está instalado num SSD este passo não se aplica e não o tentem sequer fazer porque podem destruir o vosso dispositivo de armazenamento de dados de forma irremediável. É, não se desfragmenta um SSD.
  9. Vai a Iniciar (botão com o símbolo do Windows) e escreve desfragmentar. Clica em Desfragmentar e Otimizar Unidades. Clica no botão que diz Otimizar e espera que o processo esteja concluído. Pode levar de alguns minutos a algumas horas. Tudo depende da quantidade de dados, fragmentação e velocidade do teu disco rígido.
  10. Após isto tudo estar concluído reinicia o teu PC e vais notar a diferença.

Mesmo assim, se tiveres alguma dificuldade, necessitares de ajuda ou algum esclarecimento entra em contacto. Podes deixar comentário em baixo, mandar mensagem pelo Facebook, adicionar-me no Discord ou mandar um e-mail. Tenho todo o gosto em responder e ajudar.

Comentários

Partilhe com um amigo