Mars Gaming MM218

Mars Gaming MM218

Aqui está uma das reviews mais esperadas e também mais desejadas por mim. Vamos lá meter à lupa o rato gaming Mars Gaming MM218. Com um preço fenomenal para as especificações que apresenta, vamos ver nesta review se o Mars Gaming MM218 cumpre com os requisitos mínimos. Ou até se excede todas as expectativas e releva ser uma opção perfeitamente realista e viável para os jogadores mais exigentes. No fim desta review quero deixar, em minha opinião, todas as questões mais importantes respondidas sobre este periférico gaming.

MARS GAMING MM218

Mars Gaming MM218

É agora que o PUMPUM vai meter a mão direita e os dedos no rato gaming Mars Gaming MM218! Uma as dúvidas que quero tirar com esta review: o MM218 está à altura de colocar de lado o meu Razer Deathadder Chroma? Vamos ver se o consegue fazer. Estamos a falar de duas marcas em campos bastante afastados em termos de presença no mercado dos periféricos para jogadores. A Razer já tem vários anos de mercado e produtos lançados de forma regular, mesmo que na prática pouco ou nada acrescentem à versão anterior dos mesmos. Mas o preço é de topo, mesmo que a qualidade não esteja a par com o que é exigido. O culto construído pela marca, alimentado em grande parte por pessoas que nunca tiveram um produto Razer, torna complicado por vezes conseguir passar a mensagem de que há alternativas tão boas ou melhores com um preço justo.

É aqui que entra em campo a Mars Gaming. Já conheço a Mars Gaming há anos. Não tantos como a Razer obviamente. Mas a abordagem inicial da Mars Gaming foi a de lançar periféricos gaming, e alguns componentes também para o mesmo segmento, com os olhos colocados nos jogadores com menos posses monetárias. Nada de errado quanto a isso. Existem várias marcas que estão nesse segmento, até algumas grandes marcas já por lá andaram a testar as águas. A proposta da Mars Gaming era e é simples: periféricos e componentes orientados para jogadores que procuram aspecto ou funcionalidade. Sempre com o preço justo. E tem sido uma constante. Tal como a qualidade. Tenho notado nos mais recentes lançamentos de produtos que a Mars Gaming está a piscar o olho aos jogadores mais exigentes e habituados a outras marcas e periféricos mais caros. Parece que o Mars Gaming MM218 está a piscar-lhes o olho. A mim certamente chamou à atenção. A muitas mais pessoas também o fez e espero que depois de leres esta review tenhas a noção daquilo que este rato é na realidade.

Aqui fica um vídeo oficial de apresentação do rato Mars Gaming MM218. Depois começa a review ponto-a-ponto daquilo que interessa, sob o meu ponto de vista, num rato que se intitula de gaming ou para gaming.

A FORMA DO RATO

Mars Gaming MM218

A forma do rato é o mais importante para mim quando escolho um novo. Depois da forma vem o peso. Para mim tem que ser leve. No que diz respeito ao peso – vou já tirar este ponto do caminho – o Mars Gaming MM218 está dentro do que considero tolerável. Mas, há sempre um mas, numa futura revisão a este modelo sugeria à marca para baixarem um pouco o peso do periférico. Mas baixar o peso sem colocar em causa a qualidade do plástico.

Quanto à forma em si. Está também dentro daquilo que é o tamanho e postura da minha mão para tirar o melhor partido de um rato tanto para jogar casual como competitivamente e restante produtividade num PC. As minhas posturas para gaming competitivo – falo principalmente de first person shooters – é em forma de garra. E para produtividade é com a palma da mão sobre a superfície do rato. Este tamanho e forma do rato Mars Gaming MM218 é perfeita para mim. O tempo de habituação a ele, vindo de um Razer Deathadder Chroma, foi mínimo. Até porque o peso, tamanho e forma não diferem muito.

As texturas nos lados a meu ver estão bem assim. Apenas sugeria que a textura do lado esquerdo ocupasse mais área para a frente do rato. O meu polegar apanha sempre a zona do lado esquerdo onde a textura não chega. Não é um problema, mas para ter uma posição do polegar completamente natural nesta forma era bom que toda a área disponível fosse aproveitada. Aqui fica esta sugestão para ser resolvida numa próxima revisão a este modelo.

QUALIDADE DE CONSTRUÇÃO

O peso do rato está balançado a meio do mesmo. O que é bom. Ao abanar o rato não se ouve qualquer barulho, o que significa que não existem peças à solta ou mal fixadas na estrutura do periférico. O plástico utilizado é de boa qualidade. Não é fraco. É robusto. Tem um tom baço, por isso as dedadas ficam disfarçadas. Não é normal ver uma qualidade de construção destas num rato com este preço.

OS BOTÕES

Mars Gaming MM218

No campo dos botões do rato, estamos perante um total de 7. Incluindo o da roda. A roda tem uma boa textura e é leve. Faz algum barulho e dá para sentir perfeitamente no dedo quando é rodada. A textura da roda é igual à que se encontra nas versões mais recentes – à data de escrita desta review – do Razer Deathadder Elite e Razer Mamba Elite. O que é uma boa textura para a roda. Há que ir buscar o que é bom e não o que é mau.

Os botões laterais têm uma distância muito curta para a sua activação, o que gosto pessoalmente. Têm também o tamanho indicado, estão em posição que não afecta nem permite que se carregue acidentalmente. Os botões de selecção de DPI e perfil estão numa posição também ela a meu ver correcta. Fácil acesso e não estão a jeito de cliques acidentais. Os botões esquerdo e direito são claramente interruptores mecânicos. Têm um ponto de actuação bom e uma tensão perfeita para a minha sensibilidade nos dedos. Aguentam perfeitamente com uma carga intensa de pressões, típica de quem joga first person shooters.

ILUMINAÇÃO RGB

Eu percebo que a iluminação RGB parece ter-se tornado quase num ponto fundamental e obrigatório em todos os periféricos e componentes associados ao gaming. É possível colocar tiras de LED RGB praticamente em todos os cantos de uma caixa. Nos interruptores dos teclados também. E agora as tiras de LED chegam à curvatura dos ratos. O Mars Gaming MM218 não foge a isso. Há que ir nas modas para atrair a atenção. Pessoalmente não é um factor que tenha como prioritário na aquisição de um periférico ou componente.

Até porque quando uso o rato, ou o teclado, a minha atenção está focada no monitor e por isso as luzes, com diversas cores e efeitos especiais, só servem para me distrair e atrapalhar quando estou focado em ser produtivo ou competitivo. Por isso não explorei muito estas capacidades de iluminação. Os efeitos e a personalização dos mesmos é vasta. Nas voltas que andei a dar para perceber tudo o que dava para fazer com iluminação e efeitos cheguei a pensar que o difícil era escolher um efeito padrão para ter porque as luzes eram uma distracção para o olhar.

O logótipo da marca no rato tem iluminação, mas apenas a hipótese de se muar entre 7 cores. Aqui também seria bom, numa revisão a este modelo, de colocar um LED RGB. Sim, se é RGB vamos meter tudo com RGB completamente personalizável pelo utilizador. Cada cor do logótipo pode servir para indicar ao utilizador qual o grau de sensibilidade de DPI que está activo. Mas isso também aparece no monitor por via do software do rato de cada vez que é mudada a sensibilidade por via do botão com essa tarefa programada.

O SOFTWARE

O Mars Gaming MM218 querendo ser um rato viável para gaming exigente necessita do seu software para se proceder a todas as personalizações. Da iluminação à sensibilidade. Felizmente que o software disponibilizado para este rato não me decepcionou. Pode – e deve – levar alguns melhoramentos básicos que o tornarão tão bom ou melhor do que o que outras marcas disponibilizam. Habituado ao Razer Synapse a passagem para este software foi instantânea. Praticamente clones. Praticamente.

Aqui pode-se criar livremente perfis, macros, personalizar iluminação RGB, sensibilidade e reprogramar a função dos botões. Tenho pena que o software não inclua a possibilidade – como outros permitem – de se associar um perfil especificamente a um jogo ou aplicação. Assim quando se abria o jogo x, o perfil criado para o jogo x era imediatamente activado no rato. Deste modo em cada jogo, consoante os perfis criados, temos de andar a viajar para o software de modo a seleccionar manualmente algo que pode e deve ser automático. Aqui deixo também esta sugestão para um próximo update ao software do Mars Gaming MM218.

O SENSOR ÓPTICO

Mars Gaming MM218

O Mars Gaming MM218 está equipado com o sensor óptico de infra-vermelhos Pixart PMW 3325 Pro. Podem escolher – em incrementos de 100 – de 200 a 10000 DPI a sensibilidade ou sensibilidades que desejas em cada perfil seleccionado e criado. Testei a performance do sensor em três tapetes distintos. E em cada teste fi-lo uma selecção de jogos para confirmar se existia alguma alteração na forma como o sensor capta o movimento consoante a superfície do tapete e a sensibilidade activa. O sensor do rato é algo fundamental para a qualidade do mesmo. Podes ter os melhores reflexos do mundo, mas se o sensor do rato não for bom isso não se irá traduzir durante as sessões de jogo.

PERFORMANCE EM CONTEXTO REAL

Coloquei o Mars Gaming MM218 a teste em contexto real com os seguintes jogos: CSGO, Call Of Duty: Black Ops II, Fortnite Battle Royale e Tom Clancy’s Rainbow Six: Siege. Os tapetes utilizados nos testes de performance foram os seguintes: Asus Strix GLIDE Control, Mars Gaming MMP4 e HyperX Fury S. No que toca aos tapetes, o deslize em qualquer um dos tapetes foi perfeito. Nada a anotar nesse campo. Seja qual for o tapete que uses, desde que de qualidade, o rato não vai ter qualquer dificuldade em deslizar e captar o movimento.

No que toca aos jogos tenho diferentes sensibilidades para cada um dos títulos acima mencionados. Todas elas a bater nos mínimos que o rato, por via do seu sensor Pixart PMW 3325 Pro permite. E queria ter a certeza de que seja qual for a sensibilidade escolhida todos os movimentos são captados e não existe qualquer aceleração ou desaceleração. E não há qualquer aceleração ou desaceleração neste rato seja no mínimo ou no máximo de DPI que permite. No CSGO jogo a 400 DPI, no CoD:BOII jogo a 300 DPI, no Fortnite jogo a 400 DPI e no Rainbow Six Siege jogo a 200 ou 300 DPI. De notar que não mexo em qualquer outro valor ou em qualquer outro local a sensibilidade do rato. Apenas e só o faço por via do software no campo dos DPI. De notar também que todos os testes foram realizados com o poling rate a 1000Hz.

VEREDICTO MARS GAMING MM218

Acho que está perfeitamente ao alcance da Mars Gaming melhorar todos os aspectos negativos que apontei. Não são muitos e a meu ver simples de resolver. Com esses pontos corrigidos numa próxima versão deste rato, em minha opinião, estaremos perante um periférico de baixo custo – tendo em conta o preço praticado no geral porque similares ofertas de outras marcas – com uma relação qualidade preço imbatível.

Só mesmo alguém a sofrer dos sintomas associados a pertencer a algum culto, ou negação completa da realidade, é que não dará por verdadeiro que o Mars Gaming MM218 é a melhor opção actualmente no mercado para jogar os títulos que mais precisão exigem do sensor de um rato. E sim, o Razer Deathadder Chroma ficou de lado. Não digo isto para me armar ou causar reacção. É a verdade. Não sinto falta dele. O Mars Gaming MM218 dá-me tudo o que preciso. Uso sem limitações e recomendo para quem quer ter um excelente rato gaming sem estar a pagar mais por ter uma marca estabelecida.

Independentemente dos géneros que jogas, o Mars Gaming MM218 está mais do que preparado para te servir, e servir bem. Este é o meu veredicto após passar mais de um mês a usar intensamente este rato.

AGRADECIMENTO

Um agradecimento especial à Mars Gaming por me ter enviado o rato MM218 para review. Apesar disso a minha opinião do produto não ficou condicionada nem me foi pedido pela marca para dizer especificamente seja o que for sobre o mesmo. Liberdade total de pensamento e opinião que é o ponto fulcral aqui no blog do PUMPUM.

ONDE COMPRAR O MARS GAMING MM218

Como é normal deixo sempre uma lista de lojas on-line onde podes comprar o teu rato gaming Mars Gaming MM218. Como sempre o preço varia de loja para loja. Deves também ter em conta que os preços não incluem os portes de envio e as taxas para envios à cobrança postal.

Império Multimédia – https://www.imperiomultimedia.pt/rato-mars-gaming-mm218-rgb.html
Chiptec – https://www.chiptec.net/perifericos-externos/ratos-e-teclados/ratos/tacens-mars-gaming-mouse-rgb-mm218.html
Switch Technology – https://www.swtl.pt/v2/index.php?route=product/product&path=0&product_id=16241
nanoChip – https://www.nanochip.pt/pt-pt/page#/pt-pt/produto/mars-gaming-mm218-rgb-preto-tacensmarsmm218rgb
PCBEM – https://www.pcbem.pt/loja/gaming-ratos-perifericos/rato-mars-gaming-mm218-rgb/
Prinfor – https://www.prinfor.pt/gaming/201208-mars-gaming-rat-mm218-10000dpi-3325pro-chrorgb-light-mm218.html
Novo Atalho – https://www.novoatalho.pt/pt-PT/produto/33192/Rato-Mars-Gaming-MM218-RGB/MM218.html
PC Componentes – https://www.pccomponentes.pt/tacens-mars-gaming-mm218-optico-raton-gaming-10000dpi
MBit – https://www.mbit.pt/mars-gaming-rat-mm218-10000dpi-3325pro-chrorgb-light
MHR – https://www.mhr.pt/198708-rato-mars-gaming-10000dpi-chroma-rgb-mecanical-switches-mm218-4713105960921.html
FNAC – https://www.fnac.pt/mp11588252/Rato-Mars-Gaming-MM218-Preto
Chip7 – https://www.chip7.pt/ratos/40288-mars-gaming-mm218-optico-10000dpi-mao-direita-preto-rato.html

O TEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE

Esta foi a review ao rato gaming Mars Gaming MM218. Também pode ler, ou reler, a review por mim feita ao teclado mecânico Mars Gaming MK4Mini aqui no blog. Agora o que quero é a tua opinião, sugestão ou comentário. Seja à review, ao blog ou qualquer outro assunto ligado à actividade do PUMPUM. Por isso não tenhas qualquer complexo e escreve em baixo na caixa de comentários. Tenho todo o gosto em ler e responder. Eu respondo sempre. Fica bem! Até ao próximo artigo aqui no blog!

Facebook | Twitter | Google+ | Instagram | YouTube | Steam | Twitch | Pinterest | Reddit | TumblrFeed RSS

Comentários

Partilhe com um amigo