Dicas Para Fazer Um Blog Em WordPress

Dicas Para Fazer Um Blog Em Wordpress
Partilha este post

Eu gosto de partilhar conhecimento. Com este blog tenho uma boa oportunidade para isso. Por isso vou partilhar dicas para fazer um blog em WordPress. Se tens interesse em fazer um blog, ou já tens um blog mas achas que podia e devia ser melhor, este post pode ser para ti. Eu gosto de WordPress. Nada contra o Blogger.

O WordPress Como Base do Teu Blog

E quero deixar de forma bastante clara que não estou a falar do serviço WordPress.com. É um bom serviço, gratuito, mas tal como o seu concorrente directo Blogger, é limitado. Limitado para quem quer a liberdade necessária para fazer sobressair o seu conteúdo. Blogs existem aos milhares. Acaba por sair um blog com aspecto a mais do mesmo. Mudam-se fonts, esquema de cores, mas no fundo é o mesmo que outro blog. O que o visitante procura, para além do bom conteúdo, é um design simples, directo, funcional e que o faça voltar para mais.

O WordPress é uma plataforma flexível e multifacetada. Não interessa qual é o conteúdo do teu blog, ou o conteúdo que queres criar nele. O WordPress é a opção correcta. É gratuito, actualizado regularmente e tem uma enorme comunidade a trabalhar em plugins e widgets. O que faz dele uma plataforma à prova de futuro. E sempre dentro dos mais recentes padrões e tendências da internet. Estes plugins e widgets servem para dar vida e funcionalidades únicas e úteis ao teu blog. É aqui que se joga para fazer o conteúdo sobressair. E muito importante. Sobressair para o visitante, e tão ou mais importante, para os motores de busca indexarem o conteúdo.

Dicas Para Fazer Um Blog Em WordPress

Praticamente todos os alojamentos à venda na internet incluem a opção de instalar o WordPress. De forma simples. Nestas coisas não há necessidade de complicar. Basta tirares meia hora e em menos de nada estás por contra própria, e sem complicações, com o teu WordPress instalado no teu alojamento.

Um das coisas que mais gostei na plataforma WordPress foi a capacidade de ao fim de umas horas já perceber de fio a pavio todas as possibilidades. E o sentimento de recompensa é muito bom.

O Alojamento E Domínio Para O Blog

Alojamento de qualidade e domínios é na WebHS. É lá que tenho o alojamento e domínios de todos os meus projectos online. E ter um bom alojamento é fundamental. Eu recomendo a WebHS por ter alojamento nacional, bom atendimento, conhecimento e domínios para todos os gostos. Recomendo alojamento em SSD. O blog, logo à partida, está alojamento num armazenamento rápido. Velocidade do blog é fundamental nos dias de hoje.

Sim, esta opção é a mais completa. Tem custos associados. Mas se levas a sério o teu blog, ou a ideia de fazeres um blog, acho que é um investimento mais do que razoável. Por alto, alojamento e domínio, de qualidade, anda num valor não superior a €60/ano.

Os Plugins

Todos os plugins aqui partilhados são gratuitos e cumprem a sua função. Por isso não tens de gastar mais uns trocos a comprar plugins. Fiz este apanhado porque são os que uso e são fundamentais.

WP Super Cache

Este plugin minimiza o peso de vários ficheiros que fazem o blog funcionar. Torna o carregamento do blog muito mais rápido. Os visitantes agradecem. E os motores de busca ainda mais porque vão dar prioridade nos resultados.

Above the Fold Optimization

Este plugin serve para tornar a pontuação do blog no Google PageSpeed perfeita. É sinal de que o blog carrega rapidamente em todos os tipos de dispositivos onde é acedido. Por isso sob no rank do motor de busca líder mundial.

WP Smush

Este plugin comprime o peso das imagens, sem as degradar. Isto faz com que o blog seja rápido e as imagens apareçam instantaneamente. O visitante ficará impressionado.

Yoast SEO

A grande ferramenta para fazer o conteúdo sobressair. Search Engine Optimization é imprescindível nos dias de hoje para fazer. Este plugin ajuda com todo esse processo. Sem complicações. E funciona. Os posts serão relevantes para os motores de busca. Terão o aspecto correcto para a partilha em todas as redes sociais.

Autoptimize

Este plugin é um excelente complemento ao WP Super Cache. Minimiza o peso e excesso de recursos consumidos pelo teu navegador quando acedes ao blog. Deste modo a página aparece rapidamente no teu dispositivo sem perdas de qualidade.

AddToAny Share Buttons

A partilha do conteúdo pelas redes sociais é fundamental nos dias de hoje. Por isso é obrigatório ter este plugin que permite a partilha de posts e não só pelas redes sociais que escolheres. Não pesa no blog. E só ajudas os teus visitantes a fazerem publicidade por ti pelos amigos e conhecidos, seja qual for a rede social ou serviço de mensagens instantâneas.

Disable Comments

Este plugin uso porque não gosto do sistema base para comentários do WordPress. Assim com esta plugin activo esse campo desaparece por completo. Deixa a porta aberta a um sistema de comentários simples e directo.

Facebook Comments

Com o sistema base de comentário do WordPress desactivado é hora de meter algo a sério. É por isso que uso e recomendo colocar este plugin. Os visitantes podem comentar os posts através da sua conta Facebook. Basta terem login feito no Facebook e começar a escrever o seu comentário. Aumenta a viralidade e interactividade, estamos a falar do peso pesado das redes sociais, e torna o processo de comentar simples e directo.

Contact Form 7

Este é o mais simples e mais completo plugin para criar formulários de contacto. Excelente para manter o spam e e-mails indesejados fora da caixa de correio. Se há coisa na qual não gosto de perder tempo é a apagar e-mails que não interessam para nada. E são mais que muitos.

Google Analytics

Como o nome indica é uma ferramenta fundamental e essencial para seguir a performance do blog e dos posts. Deste modo ficas com uma clara ideia de onde provem o tráfego que chega ao teu blog, horas, faixa etária, zona geográfica, idioma, palavras-chave e performance de cada post.


Dicas para fazer um Blog em WordPress. O que achaste do post? Que outros plugins e widgets sugeres? Queres umas dicas? Entra em contacto comigo. Tenho todo o gosto em ajudar.

Deixa o teu comentário em baixo. E não te esqueças de partilhar este post.

Comentários

Partilha este post