Astroneer The Lunar Update é a versão mais recente de Astroneer. Sim, deve ser o jogo mais falado – e escrito – por parte do PUMPUM. Mas há taras assim. O PUMPUM tem uma tara, ainda não muito bem diagnosticada, pelo Astroneer. Isto é comprovado pelos vários posts, aqui e não só, sobre este jogo bem como as horas jogadas. Já lá vão mais de 330 horas jogadas de Astroneer desde Fevereiro de 2017, quando ainda estava em acesso antecipado.

Astroneer The Lunar Update

Astroneer The Lunar Update é a actualização mais recente, à data de escrita deste post, onde é inserido novo conteúdo de jogo e são implementadas várias correcções e melhoramentos. Ou assim vem no changelog. Com Astroneer uma coisa é certa: nem tudo o que vem escrito no changelog é a realidade da actualização a que diz respeito esse changelog. E com o Lunar Update aconteceu novamente isso. Novo conteúdo, sim ele existe. Novos bugs, sim eles existem. Alguns problemas crónicos, eles também se mantêm. Se bem que alguns perderam bastante intensidade. Ainda bem! Estava a ver que não!

Senão depois andam sempre a dizer que eu – PUMPUM (pumpumpt) – ando sempre a protestar. Eu só protesto quando tenho motivos para isso. Se não tiver motivos para protestar o Astroneer – ou outra coisa qualquer – não o faço. É simples. Para quê complicar? Não percebo o problema da sociedade em ter pensamento crítico. Observar e criticar de forma objectiva não é o que se chama de “andar a dizer mal” ou “dizer mal”. Calma. Vivam a vida. Cresçam interiormente. Existirem várias opiniões, maneiras de pensar e ver o mundo não faz mal. Essa mania da ditadura do pensamento único e gostos únicos não cola comigo.

Mas não é para dissertar sobre isso que serve este post sobre Astroneer. Para isso farei um post próprio sobre. E se me apetecer. Vocês sabem tão bem como eu que quando se emite opinião contra-corrente e conta o politicamente correcto é o fim do mundo. Até tem o seu grau de divertimento ver tanta gente sentir-se forte atrás de um teclado para destilar ódio. Mas ao fim de uns minutos cansa porque o que essas pessoas procuram é a atenção que o mundo real não lhes dá. Eu não sou pago para ser babysitter. Se fosse também não queria ter esse trabalho.

Astroneer The Lunar Update

Actualizar E Celebrar Apollo 11

The Lunar Update pode levar a pensar que se trata de melhorar ou modificar uma ou mesmo as duas Luas (Satélites Naturais) que existem no sistema solar de Astroneer. Falo de Desolo e Novus. Mas não. Ou mas sim. Calma. Deixem-me organizar as ideias. Esta actualização tem como foco principal a Lua. E a celebração da Missão Apollo 11. Tanto que a troco de uns itens cosméticos podem procurar o módulo do Apollo 11 – uma réplica dele – em Desolo. Tanto em novas partidas como em saves anteriores onde já tenham ou não feito exploração de Desolo.

Para o encontrarem basta andarem a passear pela superfície de Desolo e ter em atenção se estão a captar os sons das transmissões da Missão Apollo 11. Se estiverem é porque estão próximos do módulo. Olhem à vossa volta com atenção e vão dar com ele. Depois podem tirar várias fotografias em belo preto branco para a posteridade. Esta actualização foi lançada durante as celebrações da NASA pela chegada da Missão Apollo 11 à Lua e a System Era não perdeu a chance para se juntar à festa, meter novo conteúdo – algum dele é temporário – e implementar várias correcções.

Este conteúdo de celebração, bem como o do Summer Update, tem data de validade para ser desbloqueado e estar presente no jogo. Tenham em conta que se estiverem a ler este post depois da data de término e forem jogar é muito certo que não encontrem nada disto. E mesmo que tem o jogo se não lhe tocar durante este período também perde a oportunidade de o conseguir. Felizmente tenho tudo. Todos os itens cosméticos por via dos updates de Astroneer e pela conquista dos feitos. Tenho 100% deles!

Astroneer The Lunar Update

As Principais Diferenças

A degradação de performance caiu a pique! Uau! Finalmente! Estava a ver que não encontravam maneira de melhorar o código. Até um PC topo de gama ao fim de um par de horas de jogo com bastante exploração ficava com uma brutal quebra de performance. Mesmo assim mantenho a minha opinião de que os programadores ainda pode melhorar – e muito – a performance. Podem sim. Apesar de ter reparado como alteraram algumas das técnicas de leitura de dados de jogo. Já vou tocar nisso mais à frente. Tenho interesse em partilhar convosco estes pequenos grandes detalhes.

Não faz qualquer sentido um jogo destes ter uma degradação de performance tão grande conforme aumenta a área de exploração. Seja planetária ou mesmo do sistema solar. E ainda menos ler no fórum oficial do jogo dicas para contrariar isto com a colocação de GTR e Oxigenadores de x em x distância. Não tínhamos mais nada que fazer. O jogo é que tem de ter estabilidade constante. Estamos a falar de Astroneer é um jogo low-ploy. Não tem a demanda de textura e área de outros jogos similares.

Então vamos lá ver os truques. Um deles tem a ver com a forma como os conectores ligam entre si. Anteriormente ter um enorme número de conectores fazia a performance degradar a rápida velocidade. Agora não tanto. Aliás a quebra de performance é pequena. E mesmo que façam os conectores de alguma forma para chegar ao ponto inicial ele não liga a esse ponto. Desta forma, pelos vistos bastante simples, não existe degradação de performance. Outro truque que notei é o de que existe uma enorme carga de utilização do CPU quando se orbita os Planetas ou Satélites Naturais.

Ainda não investiguei o suficiente para perceber qual o nexo, porque isto não acontece sempre. Mas é recorrente entre viagens. De certeza que existe alguma lógica. Ou falta dela. Também forma introduzidos novos utensílios de armazenagem para ser impressos. E são bons! Uso e abuso deles. Dão muito jeito para ter tudo arrumado na base com o menor espaço utilizado. E para além disso dá para transformar a vossa nave grande num verdadeiro transporte de cargas. Tanta quantidade e variedade pode ser levada de um lado para o outro. Seja no Planeta ou em qualquer astro do sistema solar do jogo.

Astroneer The Lunar Update

O Que Gostava De Ver Num Futuro Update?

Tenho muitas ideias para o Astroneer ganhar mais profundidade e interesse. Uma delas é que desapareça de vez a porcaria do bug que causa o jogo para encerrar aleatoriamente. É irritante e não tem uma causa constante que se possa apontar para evitar a operação que faz isto acontecer. Por vezes estou largos momentos, por vezes até mais do que uma hora, a jogar sem gravar porque estou tão focado naquilo que quero fazer e concretizar no Astroneer que o simples acto de gravar passa ao lado. E também não me interessa gravar o progresso de jogo para ele acabar por encerrar de forma aleatória. Corrijam isto, pá! Não custa nada!

Maior variedade de veículos. Que tal uma mota? Que tal uma moto-quatro? Que tal permitirem imprimir vários módulos que permitem aos maiores veículos transportar de forma mais “segura” os detritos. Não tem piada estar a usar um guincho para isso. Maior variedade de naves. Existem três naves. Uma pequena, outra média e ainda a grande. OK. Mas e que tal criar variantes consoante o tipo de uso que o astronauta lhe quiser dar? Que tal naves para curtas viagens dentro da atmosfera de qualquer planeta ou até mesmo em baixa órbita?

E que tal um mapa do sistema solar com indicação dos planetas já visitados, juntamente com as bases e um screenshot do que cada uma tem de equipamento? Era bom. E um sistema para se imprimir sinais com texto ou indicações. Também era bom. E que tal arranjar uma maneira de transformar solo para fazer estradas com uma cor específica? Era muito bom. Dava para muito mais tempo de jogo e um maior grau de personalização. O jogo só ia beneficiar com isto e não ia perder a sua identidade base. E que tal criarem mais variantes de abrigos? Só uma variante soa a pouco. E até porque é sempre mais do mesmo. Criem diferentes tipos de abrigo para o astronauta, ou astronautas caso seja uma partida cooperativa, imprimirem.

Corrijam de uma vez por todas o que é para ser tratado localmente e o que é para ser tratado por um servidor remoto quando se está a jogar sozinho ou acompanhado por um amigo via internet. Resolvam o problema de que é possível estar sempre a “terminar” a “história” do jogo por via de voltar aos núcleos dos Planetas e Satélites Naturais e criar novas chaves para depois serem utilizadas no Satélite Desconhecido. Metam mais um par de Planetas no Sistema Solar de Astroneer. Mais núcleos e monólitos para activar. Aumenta a longevidade. Para quando regressam as tempestades?

E para quando desaparece a necessidade de oxigénio no Planeta Sylva? Não faz sentido. É o Planeta onde inicia a aventura de Astroneer. Que tal começar com uma mochila básica sem tanque de oxigénio. A necessidade de oxigénio só deve existir nos Planetas onde esse não é o gás em maior presença. Devia ser um aumento de dificuldade progressiva. Criem diferentes mochilas para ser impressas para diferentes necessidades de progressão no jogo. E que tal uma delas ter o tão falado e desejado – mas não implementado – jetpack? Eu sei que está prometido. Tal como estão prometidas mais novidades.

Astroneer The Lunar Update

Onde Comprar o Astroneer

O PUMPUM compra os seus jogos na Kinguin. Se ainda não usam a hiperligação do PUMPUM e o seu código de desconto não são Elite! E devem ser Elite! O meu Astroneer foi lá comprado com um preço bem bom e ainda por cima com 3% de desconto imediato com o meu código. É tão fácil e sempre a poupar e amealhar para a compra seguinte daquele jogo que tanto querem acrescentar à vossa biblioteca. Seja para o jogarem ou para puro show-off.

Usem esta hiperligação para todas as vossas compras na Kinguin: https://www.kinguin.net/pt/r/pumpum

USEM O CÓDIGO PUMPUM PARA 3% DE DESCONTO IMEDIATO AO FINALIZAREM A VOSSA COMPRA! BONS JOGOS!

Astroneer The Lunar Update

Astroneer The Lunar Update

Astroneer The Lunar Update é, apesar de uma ou outra coisa, a melhor versão de sempre deste jogo. Se este tivesse sido o ponto de partida da versão 1.0 do Astroneer, então tudo tinha sido melhor. Mas reparem, estamos cerca de seis meses a seguir ao lançamento. Valia a pena ter esperado mais seis meses? Para mim, sim. Eu não me teria importado. Sempre disse, e digo, que preferia o adiamento para sair um produto de qualidade do que lançar só porque sim e cheio de bugs.

Não se esqueçam de que podem ajudar o PUMPUM a chegar a mais pessoas através da partilha deste post nas vossas redes sociais pelos amigos e conhecidos. Se são Elite Club podem comprar o merch oficial na Cor Sem Fim e vestir atitude com orgulho. Não se esqueçam de seguir o canal na Twitch e passar por lá e dizer qualquer coisa no chat. Mesmo que sejam insultos não faz mal. Fiquem bem e sejam felizes! Até ao próximo post.

 

SEGUE-ME NAS REDES SOCIAIS:
Twitter / Instagram / Facebook / Twitch / YouTube / Reddit / Periscope / Steam

 

Deixe uma resposta