Astroneer Holiday Update

Astroneer Holiday Update

Astroneer Holiday Update vai ser colocado à lupa. Vamos deixar as fantasias de lado. Sim, tudo bem que estamos na Época Festiva e tal. Mas a realidade é sempre mais importante. Ou acaba por ser mais importante. E a minha realidade com o Astroneer chegou a um ponto de ruptura, 3 anos após o início deste relacionamento. Vamos em conjunto analisar o que é, e o que também não é, este mais recente update.

Astroneer Holiday Update

Apesar do artigo estar focado no Astroneer Holiday Update tenho de fazer um ponto prévio. Até porque é algo recorrente nas abordagens que algumas pessoas têm comigo. Há algo que não passa. Ou passa de forma completamente errada. E não quero, por princípio, pensar que estou sempre correcto ou que faço tudo bem. Eu sei que não. Mas há coisas que de tão simples e óbvias que são, em vários campos do dia-a-dia, não percebo que é que passa algo tão distante da realidade. Vamos a exemplos concretos.

Astroneer é um deles. Várias pessoas dizem que não percebem porque é que eu tenho tantas horas neste jogo apesar de “dizer mal” dele. Sim, eu sou bastante crítico do jogo em vários aspectos. todos eles factuais e todos eles fundamentados. Daí até ao ponto de ser “dizer mal” por “dizer mal” vai uma grande distância e não corresponde à realidade. Todos temos o direito de expressar a sua opinião. E cada um o fará à sua maneira. Certo é que há maneiras que se gostará mais do que outras. Mas é a individualidade de cada um de nós a funcionar.

Tendo eu comprado o jogo, tenho mais do que o direito, até tenho o dever, de dizer o que gosto e não gosto. Para que quem faz o jogo o melhore. E principalmente para que outros que tenham interesse em o adquirir não se venham a arrepender da eventual compra. É só isso. Eu não mando na carteira de ninguém. E não quero mandar. Eu não mando nos gostos de ninguém. E não quero mandar. E também não mando nas prioridade de ninguém. E também não quero mandar. Eu sou assim. E cada um é como é. Agora vamos ao update em si.

Astroneer Holiday Update

Falta de Rumo Crónico

O Astroneer Holiday Update foi o pacote de conteúdo e melhoramentos lançado no mês de Dezembro de 2019. E a contar pelas indicações do Estúdio de desenvolvimento de jogo há novo update de conteúdo, funções e performance após o dia 17 de Janeiro. Até lá é tirar o máximo partido do quê em concreto? É o que vamos em conjunto analisar. O Astroneer tem um problema de fundo crónico. A degradação de performance? Sim, mas tem mais. E agora não é desse que estou a falar. É de outro muito pior no médio a longo prazo. A completa falta de rumo.

O Astroneer não tem um rumo claro e lógico. É outro daqueles jogos que está em modo de piloto automático e faz coisas por fazer coisas para dizer que faz coisas. Ao olhar para o passado deste jogo, se calhar, a falta de rumo não era defeito. Era mesmo feitio do jogo. E eu, e nós, que o jogamos vi-mos e víamos nisso como algo de diferenciador. De diferente. De positivo. Mas como em quase tudo na vida, essas coisas fora da norma tornam-se completamente irrelevantes para a experiência que quer-se ter e procura ter-se. O ambiente fica estranho e tudo é aborrecido.

Astroneer Holiday Update

O Que Traz O Holiday Update

Basicamente temos a novidade de terem sido adicionadas auroras-boreais a todos os Planetas e Satélites Naturais do sistema solar do Astroneer. É giro, sem dúvida. Mas nalguns Planetas, e principalmente nos Satélites Naturais, não faz qualquer sentido. Mas meteram. Lá está a situação do fazer coisas. Este pequeno detalhe já podia existir, sei lá, desde os tempos de pré-alpha. é para indicar a região Norte de cada astro? Mas para isso existe a bússola e um daqueles monólitos para serem activados. Estão presentes nos Pontos Cardeais. Mas há mais.

No campo da performance, e atenção que jogo em PC, há uma melhoria bastante significativa. Mas ao fim de umas boas horas de exploração lá se volta à degradação que nos é tão querida. Para mim é. São três anos consecutivos a jogar Astroneer e esteve sempre presente. É como aquela sogra chata que faz questão de estar presente para arruinar o vosso dia e de caminho querer fazer a festa por destruir o vosso relacionamento. Foi a melhor analogia que surgiu. Cada um sabe de si.

Temos também uma nova “missão”. Sim, até dia 17 de Janeiro de 2020 têm de apanhar, se quiserem, toneladas de presentes que estão espalhados por todos os astros do Sistema Solar de Astroneer. Esses presentes têm que ser empacotados e posteriormente enviados numa plataforma de troca específica para o efeito. Plataforma essa que terão de imprimir, e a cada envio dos presentes serão debitados 500 bytes do vosso saldo. Aqui, para quem não sabe, bytes são a moeda de jogo.

Tudo isto para ganharem pontos de modo a desbloquearem um novo visor, uma nova cor para os vossos fatos e uma máscara. Tudo isto com um tema natalício. Esses pontos associados aos envios dos presentes empacotados servem também para um objectivo que a System Era fixou para a comunidade que joga Astroneer. Quando forem atingidos uma quantidade absurda de pontos por via da soma de todos os jogadores activos a empacotar e enviar os presentes, o Estúdio irá fazer um donativo de determinado valor para a Extra Life. E para além disso, caso o grande objectivo seja atingido, será desbloqueado um chapéu para ser usado pelo nosso Astronauta.

Nada contra este tipo de iniciativas. Mas como o Astroneer gosta mesmo de ser Astroneer resolveu fazer algo sem noção. Então o jogo tem uma fraca base de jogadores activos por todos os motivos e mais alguns que eu, especificamente, tenho alertado ao longo de três anos, e acham que tentar “obrigar” a usar o jogo que desinteressa a grande parte de quem o comprou é uma boa forma de chamar de volta? Não é. Façam caridade, mas façam com realismo. Não se metam a querer dizer que se nós, jogadores, fizermos aquele número absurdo de pontos que nos vão dar um chapéu para o Astronauta. É um número estupidamente elevado tendo em conta a base de jogadores activa. Porque são esses que vão estar focados em cumprir com isso.

Astroneer Holiday Update

Seguir Em Frente

Como acontece praticamente na vida de toda a gente – num momento ou noutro – ou até mesmo em vários. Chega aquela altura em que temos de seguir em frente. E às vezes custa. Mas no fundo, lá bem no fundo, sabemos que é necessário. O nosso bem-estar e capacidade de continuar a seguir em frente depende disso. E não se pode falhar a esse chamamento. O Astroneer Holiday Update é para mim esse ponto de viragem. Há que olhar o problema de frente, e visto que não tem solução possível, há que separar os caminhos. Eu vou para o meu lado. E o Astroneer irá para o seu lado.

Já tenho três anos de ligação a este jogo. Desde os seus idos tempos de acesso antecipado na Steam. Agora todo o que até era tolerável, e tinha piada, deixou de o ser. Não há cura. As feridas não cicatrizam. Estão sempre abertas. E desta vez não vale a pena dizer que a culpa é tão minha como do Astroneer. Não é. É mesmo só do Astroneer. Eu não me vou colocar na posição de agressor quando sou a vítima. Vou, a partir deste momento, procurar algo melhor que o Astroneer para ocupar o meu tempo. Algo que me complete mais do que o Astroneer alguma vez conseguiu, mas estava a iludir-me que o jogo o estava a fazer. E não estava. Aliás, na realidade, nunca esteve.

Astroneer Holiday Update

Astroneer Holiday Update

Não, não vou trocar o Astroneer pelo No Man’s Sky. Já o tentei por duas vezes e não vale a pena. Pelo menos para mim não vale mesmo a pena. Cada um sabe o que é e o que sente. Não quer dizer que lá por não ter funcionado comigo não funcione convosco. Sejam vocês próprios. Astroneer Holiday Update. Tenham um excelente 2020. Divirtam-se! E divirtam-se a ser felizes e a fazerem felizes quem vocês gostam. Não alimentem nem vivam na negatividade. Há tanto de bom por viver e descobrir. Mesmo e principalmente quando parece que não.

Regularmente na Twitch

Podem assistir às transmissões em directo – ou em diferido – no canal do PUMPUM na Twitch. Basta seguirem a hiperligação, seguirem e activarem as notificações: https://www.twitch.tv/pumpumpt