Astroneer Exploration Update é o mais recente pacote de conteúdo que o jogo recebeu para as versões Steam e XBox One. E como não podia deixar de ser, a paixão insana do PUMPUM pelo Astroneer vai dar lugar a novo post aqui no website. Este jogo é o que mais posts aqui teve no website e pelos vistos vai continuar. Pelo menos enquanto for suportado com novo conteúdo. Vamos lá então ver o que foi lançado agora e o que já foi anunciado. Venham daí!

Astroneer Exploration Update

Como o nome indica, Astroneer Exploration Update é isso mesmo. Uma actualização focada na introdução de novo conteúdo. Conteúdo esse focado na componente de exploração do jogo. O jogo em si tem por base a exploração. E com isso também a sobrevivência. Mas ainda tiveram tempo para meter uns pozinhos de algo mais. Muito mais! E o PUMPUM (pumpumpt) não perdeu tempo a explorar as novidades. Não, não foi criada nova sessão de jogo. O PUMPUM pegou numa já existente e quis por aí experimentar e ver se existiam os bugs. Quer de origem, quer os que se manifestavam em sessões de jogo já iniciadas.

Pelos vistos – e ainda bem – Astroneer está a deixar de ser sinónimo de bugs a cada actualização. Estamos a passar a fase de ter novidades para na mesma proporção ter novos problemas que estragam ou estragavam a experiência de jogo. Bom trabalho System Era Softworks! Não há problema em dar os parabéns a quem os merece. Certo é que ainda pode e deve ser colocado novo conteúdo e haver uma expansão na jogabilidade, sem com isso a identidade de Astroneer ficar beliscada. Espero que vão por esse caminho e não pelo de meter coisas por meter só para dizer que cumprem calendário.

Astroneer Exploration Update

As Novidades Do Exploration Update

A primeira novidade de Exploration Update, e o PUMPUM tinha avisado no post Astroneer The Lunar Update (podem dar uma leitura atenta depois de lerem este), é do desaparecimento do módulo do Apollo 11 no jogo, bem como dos visores e paletes de cores para os fatos dos vossos Astronautas que eram desbloqueados quando o descobrissem ao vaguearem pelo Satélite Natural Desolo. Ah, e também deixaram de poder “reclamar” os fatos e visores referentes ao Summer Update. Quem fez entrou no jogo durante o período em que estavam disponíveis conseguiu amealhar estes extras. Quem não estava, ou só chegar agora ao jogo, já fica de fora.

Mas há mais novidades. E se umas já eram esperadas, aguardadas e ansiadas – outras – aparecem do nada e sem grande sentido prático. Ou pelo menos para aquilo que é o modelo base do jogo. Pelo menos para mim e para os meus padrões. Se calhar para outros jogadores não afecta em nada. E ainda para outros consideram as novidades algo positivo. Pessoalmente, grande parte delas são verbo de encher. Estão aqui para dizer que estão. Foram colocadas para dizer que foram colocadas. Tanto que é assim, pelo menos do meu ponto de vista, que o custo em Bytes – “moeda” do jogo – e posteriormente dos recursos é absurda.

Astroneer Exploration Update

É, do ponto de vista do PUMPUM, mais um meio do que um fim. Eu explico. Só revela que meteram as coisas por meter. Para não ficarem apenas com a novidade do lançamento da versão de Astroneer para a PlayStation 4 lá para o Inverno deste ano durante a presenta na Pax East. Acrescentarem duas versões do mesmo equipamento, neste caso os jetpacks, os glowsticks, vários objectos com finalidade única de serem recreativos e um abrigo móvel, não é – pelo menos para mim – algo que se possa chamar de exploração.

Porque a base da exploração continua a ser a mesma. E já lá estava. Eu não estava interessado em ter mais objectos para acrescentar interesse, ou manter o meu desinteresse, em jogar com a bola gigante. Não me interessa fazer isso no Astroneer. E até acho, a não ser que algo tenha mudado e que o PUMPUM esteja muito enganado, que não é esse o fundamento com que o jogo foi criado ou lançado. Não, não quero fazer disto um constante bota-abaixo ao jogo. Mas existem vários aspectos e prioridades que continuo a não perceber.

Eu gosto do conceito do jogo. Não me importo de estar horas a fio ali a andar de um lado para o outro, a tornar real uma visão de exploração espacial ou colonização planetária e exploração de recursos e outros mistérios. Mas vamos ver, uma-a-uma as novidades e a sua real utilidade, ou falta dela no jogo.

Astroneer Exploration Update

Diferenças De Performance

O PUMPUM não as notou. Não. Não é piada. Não notei para melhor e também não notei para pior. O que para o historial de performance que Astroneer tem é uma excelente notícia. Mas li vários relatos a indicar o contrário. Relatos no local próprio: o fórum oficial do Astroneer. O que me assusta no fórum oficial é o patente desinteresse por parte da equipa de desenvolvimento do jogo me interagir quando há problemas. Pura e simplesmente não ligam nenhuma. E são vários os casos de utilizadores que desistem do jogo. E os que vão a tempo pedem o reembolso. Lá foi uma excelente oportunidade perdida.

O jogo em cooperação mantém os problemas crónicos. Enquanto não saírem os servidores dedicados para estas sessões de jogo, a performance ao estarmos a jogar com amigos vai ser péssima. Eu acho que o maior problema nesta situação não é a implementação dos servidores dedicados. É sim como é que uma sessão de jogo ou save poderá ser feito com o recurso a servidores dedicados. Um opção, e isto é a minha visão sobre o assunto e nada de concreto, será o de existirem saves ou sessões de jogo apenas para serem feitas localmente e outras para cooperativo online.

Novos Objectos

O PUMPUM quando olhou para o que havia de novo para desbloquear no catálogo, bem como o custo de tudo isso na moeda de jogo, não pode deixar de estranhar várias coisas. O custo para alguns dos novos objectos é elevado. E para além disso os materiais necessários à sua criação em qualquer das impressoras é extremamente elevado. Não é uma progressão. Parece um extra que pode ser desbloqueado quando já não faz grande significado.

Porquê? Porque quando daria mais jeito estar a “trabalhar” para os ter não há qualquer hipótese de os obter. E quando se obtém já está praticamente tudo feito para os quais esses mesmos objectos iam dar muita ajuda e melhorar a experiência de jogo. Estão a perceber? Nem eu às vezes percebo o processo lógico – ou falta dele – nas cabeças da malta na System Era. Parece que estão em contra-relógio para fazer coisas sem grande teste para meter num novo update e dizerem “tomem lá mais”.

O Futuro Conhecido Para Astroneer

Depois do Astroneer Exploration Update o que se sabe para o futuro próximo mais imediato do jogo é o seu lançamento na PlayStation 4 a tempo das compras de Natal. É uma boa jogada. Já existe versão para a XBox One, por isso expandir para uma consola com um vasto mercado e a caminhar para o seu fim de vida é sempre boa ideia. Sim, estou a meter um bocado de ironia pelo meio. Vem tarde este lançamento na consola da Sony. Em 2020, o ano que vem, lá para o Natal temos a PlayStation 5.

Parece que estão a querer expandir a sua fonte de receita para se manterem à tona por mais um tempo uma vez que a base de jogadores tanto em Steam como na XBox já atingiu o seu pico. Quando digo parece é porque acho – com um elevado grau de certeza – que é isso. À conta de uma actualização catastrófica que fizeram não à muito tempo, muitos jogadores, principalmente os mais antigos – e igualmente dos mais fieis perante todos estes baixos atrás de baixos – abandonaram por completo e não voltaram a tocar no Astroneer.

Não estou a ver este jogo ter uma versão para a Nintendo Switch. Pelo menos se a ideia for não ter problemas de performance. Não me vem à cabeça outro jogo, ou jogos, na consola da Nintendo com características técnicas idênticas. Não estou a falar do design do jogo. Estou a falar das características técnicas que o código de jogo tem e do hardware potente que necessita para que a jogabilidade seja consistente. Mas a System Era Softworks que nos surpreenda por completo. Certo é que no eco-sistema da Nintendo há muito jogador que terá interesse em andar de um lado para o outro no Astroneer.

Astroneer Exploration Update

Astroneer Exploration Update

Todas as imagens contidas neste post foram capturadas pelo PUMPUM durante as suas longas sessões de jogo no Astroneer com o Exploration Update. Não se esqueçam de partilhar este post por todo o lado. Podem – e devem – dar as vossas sugestões para conteúdo. Se gostam do que aqui se faz e querem colaborar fiquem a saber que à data escrita e lançamento deste post estamos com vagas disponíveis. Basta darem uma visita à nossa página da equipa. Está tudo lá. Fiquem bem!

 

NAS REDES SOCIAIS:
Twitter / Instagram / Facebook / Twitch / YouTube / RedditSteam

 

Deixe uma resposta